UM GOLE DO UNIVERSO

em crônicas

Em 2016 coloquei como uma das metas do ano "Aprender a fazer um bom nhoque", mas foi só no final de 2018 que finalmente fiz um nhoque com cara e sabor de nhoque. Um prato que eu pensei "Eu pagaria por isso em um restaurante. Não pagaria muito caro, mas pagaria". E considerando meus talentos gastronômicos, pra mim isso foi uma baita conquista, que só foi possível porque eu me empenhei muito mais do que nos anos anteriores. Em um mês eu fiz mais nhoques (e tentativas de nhoques) do que a soma de todas as tentativas dos dois anos anteriores. Eu aprendi empiricamente que a repetição constante é um importante hábito para aprendermos a fazer algo que exige técnica, tal como escrever... Que é uma das minhas metas de 2019 :)

  • Karen Harumi

Bom coração

Atualizado: Jan 14

Estava uma tarde agradável, iluminada, e tinha alguma coisa no vento que entrava pela janela da sala que tornava o momento um tanto filosófico. Sentadas no sofá, eu e minha mãe usávamos o nosso talento multitask de assistir Ame-a ou Deixe-a Vancouver e ao mesmo tempo conversar sobre os nossos medos e expectativas enquanto ela costurava e eu me arrumava para sair. Falamos sobre um bocado de coisas. Fazíamos a vida parecer um assunto simples de se falar.


Em um dado momento, depois de expor minha insatisfação capilar, minha mãe sempre sábia me cortou impaciente:


"[...] Quando você vai perceber que o que te torna linda não é o seu cabelo?"


"Que bonito isso, mãe. A senhora tem razão. É só cabelo. Eu sei. Muito obrigada... É o meu coração, não é?"


"NÃÃÃÃÃO." Ela disse com muita ênfase. MUITA. "É o seu rosto! Eu olho pra ele e penso ‘até que eu fiz direitinho’. Você tem um rosto muito bonito que combina com tudo, até com o seu cabelo desse jeito..."



"Você realmente achou que ela estava falando desse seu coração rugoso?"



Nota final:

Quando contei que escreveria sobre isso, minha mãe pediu para ressaltar que ela não quis dizer que não sou uma boa pessoa ou que não tenho um bom coração; é só que, segundo ela, eu estava tentando filosofar sobre algo muito prático.


Nota final sobre a nota final:

...Mas ela também não disse que o meu coração é bom.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo