top of page

UM GOLE DO UNIVERSO

em crônicas

Em 2016 coloquei como uma das metas do ano "Aprender a fazer um bom nhoque", mas foi só no final de 2018 que finalmente fiz um nhoque com cara e sabor de nhoque. Um prato que eu pensei "Eu pagaria por isso em um restaurante. Não pagaria muito caro, mas pagaria". E considerando meus talentos gastronômicos, pra mim isso foi uma baita conquista, que só foi possível porque eu me empenhei muito mais do que nos anos anteriores. Em um mês eu fiz mais nhoques (e tentativas de nhoques) do que a soma de todas as tentativas dos dois anos anteriores. Eu aprendi empiricamente que a repetição constante é um importante hábito para aprendermos a fazer algo que exige técnica, tal como escrever... Que é uma das minhas metas de 2019 :)

  • Foto do escritorKaren Harumi

"Lolota"

Atualizado: 20 de set. de 2019

[5º dia]

Quando ainda criancinha, beeem pequenininha, a minha prima Di me deu o apelido de "Lolota". Hoje, quase dez anos depois, nem ela mesma sabe direito da onde surgiu essa palavra que se tornou muito mais frequente nos nossos dias juntas do que as palavras "bom dia" ou "não esquece de escovar os dentes", já muito utilizadas diariamente por nós.


Eu sou a Lolotona, Lolotinha, Loloteira.


Como ela era muito pequena quando falou "Lolota" pela primeira vez, eu supus que logo ela iria esquecer e nem me esforcei muito para registrar esse momento na memória. Não é a palavra com a melhor sonoridade do mundo e a minha suposição era mais uma esperança, mas para a Di eu definitivamente deixei de ser Karen.


Anos depois, com ela já adolescente, tentei gerar nela a reflexão de que talvez estava na hora de termos novos apelidos e perguntei se "Lolota" não é uma palavra que a fizesse lembrar de outras coisas...


"Que coisas?"


"Não sei. Mas não é uma palavra com as melhores rimas, não é?"


"Tipo 'pelota'?"


"Também... Mas imagina que você fosse fazer um poema... Não ia ficar muito bom, você me entende?"


"Eu tenho uma prima chamada Lolota

Ela é linda e tem uma imensa...

COLEÇÃO DE ROUPAS COLORIIIDAS

e não tem pelota

Tipo isso? Eu achei que ficou bom, você não achou? Não é a melhor rima, mas eu que não sou boa fazendo poemas."


"Mas 'Lolota' não te lembra mais nada? Nada mesmo? Quando você ouve 'Lolota' não vem nada além de 'pelota' na sua mente?"


Ela fechou os olhos.


"Ué. Vem um monte de coisa." Ela abriu os olhos "Vem uma das minhas pessoas favoritas no mundo... Eu vejo uma das pessoas mais lindas e legais que eu conheço! Uma pessoa bem artística, talentosa, meiga, engraçada, que fala um monte de línguas, que cozinha bem, que sabe limpar a casa e que anda saltitando parecendo que vai cair sempre! Se eu fecho os olhos vem um raio de luz colorido falante cheias de frases inteligentes mas sem ser chata e, se eu abro os olhos, vem você! É alguém tão perfeito que gosta tanto de gatinhos quanto de cachorros!! Não é isso que te lembra?"


Di & uma pessoa muito feliz por ser chamada de Lolota



182 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Início: Blog2
Início: Inscreva-se
bottom of page